O Rio de Janeiro não é apenas famoso por suas praias icônicas e paisagens exuberantes. Localizado na Praça Mauá, na região revitalizada do Porto Maravilha, está uma das atrações mais futurísticas da cidade: o Museu do Amanhã, que foi inaugurado em 2015, e em apenas um ano de funcionamento, ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes, consolidando-se como um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.
O museu é uma autêntica celebração à ciência, tecnologia e sustentabilidade, convidando os visitantes a refletirem sobre o futuro da humanidade.
História do Museu do Amanhã
Projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã é uma obra de arte em si, que parece flutuar sobre as águas da Baía de Guanabara e que foi inspirado nas formas da natureza e projetado para ser sustentável. A experiência começa antes mesmo de entrar, com a visão de um prédio que parece saído de um filme de ficção científica, e ao adentrar o museu, o visitante é levado em uma jornada interativa que mistura ciência, arte e tecnologia.
Fatos e Curiosidades
1 – Com painéis solares ajustáveis e um sistema de captação de água da chuva, o museu utiliza 9% menos energia do que uma construção comum, e sua forma permite o uso máximo da luz natural.
2- A exposição principal, dividida em cinco grandes áreas — Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós — oferece uma reflexão profunda sobre o impacto humano no planeta e o que podemos esperar para o futuro. Você poderá explorar temas como mudanças climáticas, avanços tecnológicos e a relação entre o ser humano e a natureza, de forma envolvente e educativa.
3- O Museu do Amanhã já recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Leading Culture Destination Award como “Melhor Museu de Novos Campos”, em 2016.
Dias e Horários:
O Museu do Amanhã abre de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada permitida às 17h.
Concertos à luz de velas no Museu do Amanhã
Se você pensa que o Museu do Amanhã é só ciência e tecnologia, prepare-se para uma surpresa: Ele se transforma sob a suave luz de milhares de velas para receber os concertos Candlelight Rio de Janeiro, a série de apresentações musicais com tributos a grandes clássicos da música, como Coldplay ou Vivaldi, uma oportunidade perfeita para quem deseja fugir do comum e viver uma noite mágica. Garanta já o seu ingresso e prepare-se para uma experiência que você nunca esquecerá!
O que mais você pode fazer no Museu do Amanhã?
Se você está procurando uma programação especial, anota aí: