De abril a julho, os visitantes que forem à Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, poderão conferir não só uma, mas três exposições diferentes! Isso porque o espaço está comemorando 5 anos e, para celebrar, obras do modernismo brasileiro e também de arte popular serão exibidas ao público. Saiba mais!
Obras inéditas de Maria Leontina serão expostas na Casa Roberto Marinho
Maria Leontina é um dos grandes nomes da arte popular brasileira. Mas há tempos não se via uma exposição que desse conta de sua extensa obra. Assim, “Gesto em Suspensão”, em cartaz de 28 de abril a 16 de julho, faz jus ao legado da artista, exibindo trabalhos das décadas de 1940 a 1980.
São cerca de 100 obras inéditas e emblemáticas, com desenhos e pinturas que saíram diretamente do ateliê de Maria Leontina e também das paredes de sua irmã, Maria Eugênia Franco.
“A criação da artista popular” exibe coleção de Lélia Coelho Frota
Lélia Coelho Frota foi poeta, ensaísta, historiadora da arte e antropóloga. E não só isso! Ao longo de sua vida e trajetória, estudou, colecionou e revelou talentos da arte popular, como a publicação de “Mitopoética de 9 artistas brasileiros”, em 1978, entre outras.
Assim, será exibida, pela primeira vez, a coleção de Lélia na exposição “A criação da artista popular”, com curadoria de seu filho, o autor João Emanuel Carneiro.
Peças do acervo estarão no térreo da Casa Roberto Marinho
Além das exposições de Maria Leontina e de Lélia Coelho Frota, a Casa Roberto Marinho também celebra seus 5 anos mostrando peças de seu próprio acervo, na exposição “Coleção no Seu Tempo”. No térreo, o público confere as adições recentes, pinturas de grandes formatos e obras atípicas do modernismo brasileiro, reunidas, ao longo de muitas décadas, na Coleção Roberto Marinho.
Localizada no Cosme Velho, aos pés da Floresta da Tijuca, a Casa virou ponto de encontro para celebrar a arte brasileira. Porém, desde que era a residência da família Marinho, o burburinho ao redor da casa era constante. Por lá, já passaram grandes nomes da música, da literatura e das artes cênicas. Além disso, possui um rico acervo de obras de arte, construído ao longo dos anos. Vale muito a visita!
Casa Roberto Marinho
Onde: Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Entrada gratuita às quartas-feiras