A Bienal do Livro 2023 vai começar e, desta vez, com um gostinho ainda mais especial: este ano, o maior festival de literatura do país está completando 40 anos! Assim, pode se preparar para muitas atrações, encontros com autores renomados, palestras e, claro, muitas opções de livros para levar para casa. Por isso, reunimos as principais informações para você não perder a Bienal do Livro no Rio e aproveitar sem perrengue!
Quando e onde será a Bienal do Livro no Rio de Janeiro?
A Bienal do Livro já tem data para começar! O evento vai rolar do dia 1º a 10 de setembro e, ao longo desses 10 dias, são esperadas aproximadamente 600 mil pessoas.
Além disso, como já é tradição, a Bienal do Livro vai ocupar os pavilhões do Riocentro, que fica na Barra da Tijuca. O público vai poder visitar de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.
Quais autores estarão na Bienal do Livro 2023?
Essa promete ser uma edição histórica da Bienal do Livro 2023 na Cidade Maravilhosa. Isso porque, além da alta expectativa de visitantes até o final do evento, mais de 300 convidados nacionais e internacionais também são aguardados no festival.
Entre os autores confirmados, estão Julia Quinn, autora de Bridgerton, o escritor português Valter Hugo Mãe, Carla Madeira, Itamar Vieira Junior, Conceição Evaristo, Aílton Krenak, além de artistas como Vera Holtz, Claudia Abreu, Letícia Colin e mais!
Confira os espaços e atrações do festival literário
É claro que na Bienal do Livro o que não falta é: livro! Assim, inúmeros estandes estarão dispostos pelos pavilhões do Riocentro, reunindo as principais obras e publicações de diferentes editoras (são mais de 500 marcas confirmadas!).
Mas não é “só” isso! A Bienal do Livro Rio também conta com outras atrações, como o “Café Literário”, para um bate-papo sobre temas relevantes na sociedade. Tem também o “Em Primeira Pessoa”, que fica dentro do Café Literário, para uma conversa entre autores consagrados e o público.
Outra atração é o “Páginas no Palco”, que levará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro. E mais: o “Sextou com Simas”, com “resenhas” em clima de boteco com Luiz Antonio Simas; o “Estação Plural”, sobre obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries; “Palavra-Chave”, com debates sobre humor, cultura pop, festas temáticas; e mais!
Como curtir a Bienal do Livro sem perrengue?
Deu para notar que são muitas atrações, muitas ativações e muitos livros na Bienal, não é mesmo? Fica fácil se perder entre os estandes, pegar muitas filas para ver sua atração favorita e ainda ficar com dores pelo corpo de tanto andar pelos pavilhões!
Nesse caso, algumas dicas são essenciais! A primeira delas é comprar os ingressos com antecedência no site oficial e checar a programação completa. Anote o(s) dia(s), o(s) horário(s) e o local das atrações que você faz questão de assistir para não ficar perdido pelo evento.
Além disso, vale chegar cedo e evitar os dias mais cheios, como os finais de semana, se possível. Outra dica é usar roupas e sapatos confortáveis e frescos para não se sentir mal nem ficar com dores pelo corpo. Vale levar uma canga para sentar no gramado e esticar as pernas entre um pavilhão e outro!
Faça uma lista dos livros que você pretende comprar e evite comprá-los assim que chegar. Dê uma circulada primeiro, veja se tem algum desconto, compare preços. Muitos estandes costumam distribuir brindes, mas leve uma bolsa para carregar suas compras. E não se esqueça de levar seus documentos!