Quem tem doguinhos em casa sabe que eles precisam de espaço e cuidados para crescerem mais saudáveis e com qualidade de vida. Porém, na rotina do dia a dia, nem sempre é possível dar toda a atenção que eles precisam. Por isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro, junto com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) lançou o programa Acãodemia Carioca. Saiba mais sobre o projeto!
Acãodemia Carioca conta com atividades, adestradores e veterinários
A Acãodemia Carioca é a primeira iniciativa pública de academias para cães do Brasil. Mas por que criar uma academia para cachorro? De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a proposta é colocar os pets para brincar e gastar energia, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida e ainda melhora a capacidade cognitiva e sensorial dos bichinhos.
Por isso, o local é totalmente seguro e conta com adestradores para dar aulas de agility, que é um tipo de atividade física para animais, e veterinários disponíveis duas vezes por semana. A Acãodemia Carioca foi lançada no último final de semana, dia 11 de fevereiro, e teve a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Programa faz parte do projeto Verão Animal 2023
Conforme destacou Vinícius Cordeiro, secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Acãodemia Carioca é um projeto pioneiro e também muito importante para a socialização e o bom desenvolvimento do animal. “É importante que as pessoas saibam que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio. A acãodemia é um projeto pioneiro, o primeiro de agility público do país, e veio para ficar”.
Vale ressaltar ainda que o lançamento do programa faz parte do projeto Verão Animal 2023, com um pacote de campanhas de socialização. Entre elas, está a “Minha pata não tem sola”, projeto que alerta os tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes.
Acãodemia Carioca será replicada em outras áreas da cidade
A primeira Acãodemia Carioca está no Parcão da Lagoa, local que muitos tutores e doguinhos da cidade já conhecem e frequentam. Para a inscrição, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e comprovar que o seu bichinho está com as doses em dia, ok?
No entanto, ela não vai ficar restrita somente à Zona Sul do Rio de Janeiro. A previsão inicial é espalhar mais academias para os cães na Barra Tijuca, Ilha do Governador e Madureira. Posteriormente, a Acãodemia Carioca também chegará a outras regiões da cidade. Bora levar os doguinhos para brincar?