No mês da Consciência Negra, a Prefeitura incluiu, oficialmente, o ‘Novembro Negro RIO’ no calendário de eventos da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover a igualdade racial e conscientizar a população carioca em busca de uma sociedade mais inclusiva e antirracista.
Rio de Janeiro preside Rede Global de Cidades Antirracistas
Incluir o ‘Novembro Negro RIO’ no calendário oficial é mais uma iniciativa da cidade para ajudar no combate ao racismo.
Isso porque, entre as ações já feitas, o Rio preside hoje a Rede Global de Cidades Antirracistas. É um grupo de municípios criado para trocar experiências e inovar em políticas públicas de promoção da igualdade racial.
“A partir de agora, novembro será definitivamente um período para a cidade celebrar e refletir sobre o tema”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Novembro Negro RIO terá atividades culturais no Muhcab, na Cidade das Artes e mais!
Agora que faz parte oficialmente do calendário oficial da cidade, o Novembro Negro RIO terá atividades que irão até o dia 30. Entre elas, encontros no Muhcab e na Cidade das Artes, além do Cortejo da Tia Ciata, eventos no Cais do Valongo e grandes comemorações nos Arcos da Lapa e em Padre Miguel.
Além disso, desde o começo de novembro, já está rolando uma série de iniciativas para promoção da consciência negra e de políticas de igualdade racial no município. Isso inclui iluminação dos Arcos da Lapa e da Câmara Municipal nas cores da africanidade, a produção do evento “Africa Mundi celebra Zumbi”, oficinas e mais!
Para conferir a programação completa do Novembro Negro RIO, não deixe de acessar o site oficial da Prefeitura.