Até 29 de setembro, a cidade de Niterói será ‘tomada’ por vários espetáculos teatrais. Isso porque o ‘Niterói em Cena’ reúne peças de diferentes lugares do mundo, além de oficinas, mostra de cenas curtas, festas e mais atrações gratuitas! Saiba mais!
“Niterói é uma cidade fundamental para a história do teatro no Brasil”
Durante 13 dias, Niterói vai ser palco de espetáculos regionais, nacionais e internacionais gratuitos que traçam um abrangente panorama do teatro contemporâneo.
Isso porque chega à cidade nesta semana o 17º Niterói em Cena, com diferentes atrações em vários espaços do município fluminense.
De acordo com Júlia Pacheco, Secretária das Culturas,
Niterói é uma cidade fundamental para a história do teatro no Brasil. Ter um festival que junta grandes nomes do Teatro nacional, além de jovens artistas, estudantes e novos agentes culturais, fomenta o fazer artístico e coloca a cidade no mapa cultural dos grandes festivais do Brasil.
Confira os espetáculos teatrais do 17º Niterói em Cena
Na Mostra Peças, serão quatro espetáculos nacionais e outros quatro da Alemanha, de Moçambique, da Itália e do Peru.
São eles: “O Jantar Brasiliano”, da Itália; Dance Machines, da Alemanha; Ngati (Sangue), de Moçambique; “O Figurante”, monólogo com Mateus Solano; “Antes do ano que vem”, com Mariana Xavier; “Beringela, A Grande”, coprodução entre Brasil e Peru; e os premiados “Tom na Fazenda”, idealizado por Armando Babaioff com direção de Rodrigo Portella, e “Pelada – A hora da Gaymada”, idealizado e dirigido por Orlando Caldeira.
As atrações e oficinas ocorrerão no Theatro Municipal de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, na Praça João Saldanha, em Santa Barbara, e na Biblioteca Parque de Niterói.
Além de peças teatrais, a programação conta com mostra estudantil e mais!
Já a Mostra Estudantil, que acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos, é para alunos de escolas da rede pública e privada de ensino regular, além de cursos livres de teatro. A Mostra conta com 75 peças curtas até 8 minutos, divididas em cinco turnos de apresentação.
Além disso, o evento também recebe Mostra Cenas Curtas no Theatro Municipal de Niterói. De abrangência nacional, são 10 peças curtas entre 10 e 18 minutos. Com pluralidade de linguagens e diversidade de temas, o objetivo é incentivar a prática teatral e apresentar uma visão panorâmica do teatro praticado na atualidade.
Por fim, a Mostra Paralela apresenta o projeto “Estação Tecnológica”, um estande montado no foyer térreo do Teatro Popular Oscar Niemeyer, com um cardápio de oito filmes em realidade virtual, onde o público poderá fazer a sua escolha e experimentar a imersão, com óculos de realidade virtual.
Para conferir a programação completa, com todos os detalhes, basta entrar no site oficial do evento.