O trabalho remoto já é uma realidade para muitos brasileiros e gringos. Não à toa, a busca por lugares e países com visto de nômade digital aumentou mais de 4000% só nos últimos 30 dias, de acordo com os dados de pesquisa do Google. Por isso, a Agência Digital PR Reboot Online fez um estudo para saber quais são as melhores cidades para nômades digitais. E adivinha só quem está em primeiro lugar nessa lista?
Estudo revela os fatores para listar as melhores cidades para nômades digitais
Para um nômade digital, que trabalha remotamente com o auxílio da tecnologia, alguns fatores são essenciais para garantir que o um bom trabalho.
Assim, a Agência Digital PR Reboot Online analisou alguns critérios para listar quais cidades seriam as melhores opções para quem já tem ou deseja ter esse estilo de vida.
Entre eles, o custo médio de Airbnb em cada país, com base em dados sobre quantidade, valores e a classificação média. Além disso, a velocidade média de download de banda larga (mbps), já que uma boa tecnologia é essencial para quem é nômade digital.
Outros fatores como índice de segurança, distância entre transportes públicos e o custo médio de uma refeição (incluindo cerveja) também foram incluídos na avaliação!
Vale destacar ainda que, como se trata de um estudo internacional e a maioria dos nômades digitais são estrangeiros, a agência também considerou a temperatura média das cidades, já que muitos deles querem fugir do inverno! Tanto é que os países com temperaturas abaixo dos 15ºC foram excluídos do índice.
Rio de Janeiro garante o primeiro lugar; veja ranking completo!
Seguindo toda essa metodologia, o estudo concluiu: o Rio de Janeiro é a melhor cidade para nômades digitais em 2025! De acordo com o ranking, a Cidade Maravilhosa levou o primeiro lugar, atingindo a pontuação final de 7,06 em um total de 10. Confira abaixo as 10 melhores cidades:
- Rio de Janeiro – Brasil (7,06)
- Bangkok – Tailândia (6,83)
- Buenos Aires – Argentina (6,69)
- Madrid – Espanha (6,03)
- Lisboa – Portugal (5,96)
- Barcelona – Espanha (5,84)
- Tóquio – Japão (5,72)
- Roma – Itália (5,72)
- Taipei – Taiwan (5,61)
- Porto – Portugal (5,38)
E aí, concorda com essa lista?