Chegou novembro e não se fala em outra coisa: o megaferiado no Rio de Janeiro! Isso porque, por causa da reunião do G20, a cidade ganhou dois novos feriados este mês. Mas saiba que os dias prolongados de folga não serão para todo mundo! Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber: quando será, o que funciona e as mudanças na cidade durante o feriadão!
O que é G20 e por que a reunião será no Rio de Janeiro?
Primeiramente, é importante que você saiba o que é o G20, caso ainda esteja por fora.
O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que reúne as maiores economias do mundo. Incluindo o Brasil, assim como a União Europeia e, recentemente, a União Africana.
O objetivo é debater temas para o fortalecimento da economia internacional e o desenvolvimento socioeconômico global.
Em 2024, é o Brasil que exerce a presidência do G20 até o fim de novembro. Por isso, receberá os chefes de Estado e de Governo dos países que fazem parte do G20 durante o mês, no Rio de Janeiro.
Quando será o megaferiado no Rio?
Para reduzir o trânsito, assim como garantir a segurança de todos durante o período de reuniões do G20, a Câmara Municipal decretou feriado nos dias 18 e 19 novembro.
Assim, junto com os feriados nacionais de Proclamação da República, no dia 15 de novembro (sexta), e o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro (quarta), os cariocas ganharam um megaferiado no Rio de Janeiro!
Saiba o que vai funcionar no megaferiado no Rio
No entanto, também é importante frisar que, apesar de ser um megaferiado no Rio, nem todo mundo vai poder emendar os dias de folga!
Isso porque, de acordo com a Prefeitura do Rio, comércio de rua, bares e restaurantes; padarias; hotéis, hospedarias e pousadas funcionam normalmente. Assim como shoppings centers, centros e galerias comerciais; estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas e pontos turísticos.
Além disso, indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento 3 (Zona Norte), 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e 5 (Zona Oeste) também não terão feriado.
As empresas jornalísticas, de radiodifusão sonora, programadoras e de produção de TV por assinatura e estabelecimentos que fazem trabalho remoto seguem trabalhando.
Por fim, serviços de saúde, públicos ou privados; segurança privada; transporte público; coleta de lixo e limpeza urbana também não entram na lista de feriado. O mesmo vale para serviços funerários e estabelecimentos atacadistas.
Áreas de lazer fechadas, horários dos transportes e mais!
Quem vai emendar e quer aproveitar o megaferiado no Rio também precisa ficar de olho!
Isso porque as áreas de lazer do Aterro do Flamengo, bem como as das orlas do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, estarão fechadas do dia 15 ao dia 20 de novembro.
Além disso, no entorno dessas áreas e em outras regiões com reuniões oficiais, também haverá mudanças no trânsito, com ruas e passarelas fechadas!
Em relação ao transporte público, metrô, trens e ônibus funcionam normalmente, mas a linha 1 do VLT não fará paradas em algumas estações, que estarão fechadas dos dias 14 a 16 de novembro.
E você, como vai aproveitar o megaferiado no Rio?