Um novo sistema de bilhetagem passará a valer nos transportes públicos municipais a partir de fevereiro de 2025. Até lá, os cariocas que usam o Riocard já podem fazer a transição para o Jaé. A implementação do novo sistema já está em andamento no BRT, no VLT e em ônibus municipais. Saiba mais detalhes!
Sai o Riocard, entra o Jaé, o único sistema que será aceito a partir de 2025
O Riocard é o atual sistema de bilhetagem que funciona em diferentes tipos de transportes públicos, como metrô, ônibus, VLT e BRT. No entanto, a partir de 1º fevereiro de 2025, ele será retirado dos modais municipais e substituído pelo Jaé, o novo sistema.
Até lá, haverá uma fase de transição para que os cariocas possam adquirir o novo sistema de bilhetagem. Principalmente quem possui gratuidade e/ou benefícios no uso do transporte público.
Veja como será o prazo de transição entre os sistemas
Calma, não precisa se desesperar caso você ainda esteja usando o Riocard – ele continua em funcionamento em 2024. No entanto, fique de olho para não perder o prazo durante a fase de transição.
Assim, a partir de 1º novembro deste ano até janeiro de 2025, quem usa o Bilhete Único Intermunicipal deve ir a uma loja do Jaé para comprovar o direito ao benefício, fazer o cadastro e pegar o novo cartão.
Para estes usuários, é importante frisar que o direito ao benefício não é perdido. No entanto, será preciso ter os dois cartões quando o novo sistema começar a valer a partir do próximo ano.
Isso porque, como o Jaé será o único sistema aceito nos transportes municipais, o usuário de BUI precisará usar o Riocard em transporte intermunicipal e o Jaé nos transportes do município do Rio.
De 1º de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025 também é o prazo para estudantes, universitários, pessoas com deficiência e pacientes com doenças crônicas – que têm direito ao benefício de gratuidade garantido por lei – solicitarem o novo cartão.
Porém, para estes casos específicos, os novos cartões só estarão habilitados em fevereiro de 2025. Assim, estes grupos devem seguir usando o Riocard até 01/02.
Para as empresas cujos funcionários fazem uso de transporte público municipal e utilizam o Riocard, é necessário que o RH procure o Jaé a partir de outubro, para contratar o novo vale-transporte dos funcionários.
Passageiros poderão usar cartão físico ou celular para pagar a passagem
A partir de fevereiro de 2025, quando o sistema do Jaé estiver valendo 100%, os passageiros poderão usar tanto o cartão físico quanto o celular para pagar a passagem, por meio de um QR code.
Para criar uma conta, basta baixar o aplicativo ou acessar o site. Além disso, no app, é possível ver o saldo e fazer recarga, tanto com crédito, pix ou boleto, entre outros serviços.
Se você desejar usar o cartão físico, é só solicitar pelo aplicativo ou comprá-lo nas máquinas de autoatendimento, com dinheiro, pix, cartões de crédito ou débito.
Todas as informações com mais detalhes sobre o novo sistema está no site oficial do Jaé.