Não faltam opções de coisas para fazer no Rio de Janeiro todos os dias. Mas, com a rotina de trabalho e compromissos, nem sempre conseguimos tempo para visitar uma exposição ou sair por aí. Por isso, se neste fim de semana você está com a agenda livre e em busca de uma programação bem tranquila e interessante, a gente tem uma seleção especial. Confira 6 exposições em cartaz no Rio para visitar neste fim de semana!
Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, no IMS
O Instituto Moreira Salles vai fechar neste fim de semana. Mas calma, que você tem até domingo, dia 26 de março, para visitar esse espaço que fica na Gávea. O lugar é perfeito para curtir o dia, em contato com a natureza, apreciando a vista.
Aproveite a visita para conferir a exposição “Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas”, de Miguel Rio Branco, um dos nomes mais respeitados da fotografia brasileira contemporânea. São mais de 200 obras, com fotos dos anos 1970 até trabalhos recentes. Entrada gratuita!
Onde: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, no CCBB
Outra exposição que também está em seus últimos dias é Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 27 de março.
Então, corre para conferir de pertinho o trabalho do consagrado fotógrafo carioca Walter Firmo, com imagens que retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas. Também é de graça!
Onde: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Baú de Brinquedos, no Museu do Pontal
Se você está buscando exposições no Rio no fim de semana, essa é uma dica imperdível para crianças e adultos! O Museu do Pontal, que fica na Barra da Tijuca, é considerado o maior museu de arte popular do Brasil. Isso porque, em seu acervo, são mais de 9 mil peças de 300 artistas brasileiros, desde o século XX.
No entanto, aos sábados e domingos, o público pode interagir ainda mais com essas obras. Sempre em dois horários diferentes, é aberto o Baú de Brinquedos, com ioiôs, petecas, giz para riscar amarelinha, entre outros. Com isso, a ideia é estimular o público a experimentá-los ao ar livre, na grande praça jardim que fica na parte frontal do museu. Legal, né? Não deixe de conferir os horários.
Onde: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca
Memória do Futuro, no Memorial Getúlio Vargas
O Memorial Municipal Getúlio Vargas, que fica na Glória, tem uma exposição permanente sobre a vida do ex-presidente brasileiro. Mas não é só isso não! Esse espaço subterrâneo também tem outras atrações, além de café, auditório e cinema, e é uma ótima pedida para quem exposições no Rio no fim de semana e sem pagar nada!
Por isso, vale conferir também a exposição Memória do Futuro, a primeira de 2023 no Memorial. Nesta mostra, 23 artistas de diferentes estados brasileiros, projetam desejos para o futuros, com fotos, pinturas, instalações, esculturas e mais. De terça a domingo, das 10h às 17h.
Onde: Praça Luís de Camões s/nº, Glória (subterrâneo)
Inside Out — Mãe, Um Retrato, na Cidade do Samba
A Cidade do Samba, na Gamboa, já existe há 17 anos. Mas essa é a primeira vez que o espaço recebe uma exposição. Aproveitando que março é mês da mulher, a exposição Inside Out — Mãe, Um Retrato é uma bela homenagem às matriarcas das escolas de samba.
Além disso, são mais de mil imagens, em formato lambe-lambes, com registros de mulheres de todos os estados do Brasil. Com curadoria de Nina Soutoul e Verônica Linder, a ideia é trazer mais visibilidade ao trabalho das mães. Spoiler: o projeto vai virar documentário.
Onde: Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa
Cada Um no Seu Quadrinho, no Circo Voador
Se você ama HQs e só queria uma exposição sobre o tema, você acabou de ganhar uma feira completa! Por isso, neste domingo, dia 26 de março, não deixe de conferir a primeira edição da feira Cada Um no Seu Quadrinho, no Circo Voador.
Além disso, tem roda de conversa, oficinas de fanzines e, claro, uma exposição completa com editoras, cartunistas, ilustradores e tudo o que você possa imaginar sobre o universo geek. A ideia surgiu ainda na pandemia que, por conta das restrições, ocorria em formato de lives nas redes sociais. Agora é chance de ver pessoalmente, não vai perder!
Onde: Rua dos Arcos, s/nº, Lapa