No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data, reconhecida pela ONU desde 1975, marca a luta das mulheres por melhores condições sociais, profissionais e econômicas. Além disso, é também uma ocasião para celebrar, ainda que a passos lentos, os avanços das mulheres na sociedade. No Rio, algumas atividades e iniciativas já estão programadas para o dia 08 de março e todo o mês. Confira!
Projeto Música no Museu terá apresentação especial no CCBB
Por conta do Dia Internacional da Mulher, o projeto Música no Museu será especial e todos os concertos realizados serão com mulheres em março. As apresentações do projeto começaram no dia 1º de março, mas, no dia 08, o CCBB será o palco da comemoração.
As musicistas Marina Machado (piano) e Ana Cláudia de Assis (violoncelo) irão tocar clássicos brasileiros no CCBB, às 12h30. A entrada é gratuita! Fique de olho na programação do projeto.
Onde: CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Jardim Botânico terá trilhas gratuitas para mulheres no Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, tem programação especial para e sobre elas no JB. É a Trilha das Mulheres, que vai contar um pouco mais sobre o papel das mulheres na instituição. Assim, quem participar vai conhecer o trabalho das pesquisadoras Maria Bandeira e Graziela Maciel Barroso e também da ilustradora britânica Margaret Mee.
Além disso, ao longo da visita guiada, dá para conferir os elementos femininos representados por esculturas, plantas e espaços no Arboreto, como a estátua de pedra de Ceres e o Chafariz das Musas, que faz referência à mitologia grega. Mulheres e meninas terão gratuidade na trilha e as saídas serão às 10h e às 14h. Mais infos aqui!
Onde: Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.
Na Casa de Cultura Laura Alvim, uma exposição imersiva sobre a dona da casa
O Dia Internacional da Mulher (mas não só) é uma boa oportunidade para conhecer mulheres que fizeram a diferença na sociedade. Você sabe quem foi Laura Alvim? Então, essa é a chance de saber mais sobre essa personalidade que dá nome a Casa de Cultura que fica em Ipanema.
Lá está rolando uma exposição imersiva sobre a vida e a obra de Laura Alvim, com peças originais do acervo pessoal de sua família. A exposição também conta com instalações artísticas, experiências sensoriais e mais! É grátis e vai até o dia 26/03, mas a visita guiada precisa ser agendada por email. Mais aqui!
Onde: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Exposição “Rosto de Mulher” tem como tema central a Violência contra a Mulher
Embora existam os avanços e mudanças na lei, a violência contra a mulher é um tema que merece muita atenção. Assim, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) apresenta a exposição “Rosto de Mulher”.
O manifesto artístico expõe a violência contra a mulher em diferentes aspectos, tanto físico, como psicológico, social e de gênero. Além disso, o projeto busca revelar novos rostos e gritos femininos, por meio das Artes Visuais. Imperdível!
Onde: Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
Em Bangu, a comemoração é dupla com programação de aniversário
No dia 8 de março, também é aniversário de Bangu e a comemoração será em dose dupla. Por isso, quem for a Areninha Hermeto Pascoal, vai poder aproveitar um dia inteiro de programação com atrações especiais para celebrar o Dia Internacional das Mulheres.
Logo de manhã, a partir das 8h, vai ter aulão de zumba e café da manhã. Já a partir das 17h, dá para passear pela Feira de Artesanato, dançar com o grupo Máfia Black e curtir ainda um jazz instrumental para fechar a noite. Confira a programação nas redes sociais.
Onde: Praça Primeiro de Maio, s/n – Bangu
Programação especial no Centro da Música Carioca Artur Távola para o Dia Internacional da Mulher
O Centro da Música Carioca Artur Távola, na Tijuca, está com uma programação especial em março, para celebrar o mês da mulher. Por isso, todas as apresentações da casa terão as mulheres como protagonistas, comandando os espetáculos.
Nesta semana, no dia 9, a cantora Dani Câmara apresenta o show Firmeza, com músicas autorais em homenagem às mulheres negras, com participação especial de Sara Hana. Na sexta e no sábado, mais mulheres se apresentarão no palco e dá para conferir as próximas atrações aqui! Não vai perder, né?
Onde: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca