O dia 20 de novembro é uma importante data no calendário, pois é o Dia da Consciência Negra e marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Até 2023, era reconhecida como feriado em apenas alguns estados do Brasil. No entanto, a partir deste ano, passou a ser feriado nacional. Assim, confira algumas celebrações que vão rolar no Rio de Janeiro que irão acontecer neste dia – e ao longo da semana!
Noite do Sorriso Negro
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Circo Crescer e Viver apresenta o espetáculo “Noite do Sorriso Negro”, no qual o público é convidado a viver uma noite de resistência, reflexão e festa.
A performance conta com artistas negros de grande importância para a cultura brasileira, proporcionando uma experiência cênica que celebra a diversidade e a ancestralidade.
📌Circo Crescer e Viver | Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova
📅 20/11| ás 20h
💵A partir de R$ 15 (meia-entrada)
Elegbará
O espetáculo de dança ‘Elegbará’ fará apresentações em dois pontos da cidade, começando no dia 20 de novembro.
A montagem tem como principal estímulo o transe, um estado de intensa exaltação ou absorção, e os intérpretes dançam e se comportam como crianças, fazem caretas e criam jogos, como se estivessem em fase de conhecimento sobre si e do movimento da vida.
📌Arena Cultural Abelardo Barbosa – Pedra de Guaratiba
📅 20/11, ás 20h | 26/11, às 12h
💵Gratuito
📌Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Tijuca
📅 27 e 28/11 | às 19h
💵Gratuito
Festival Afronta!
Neste ano de feriado nacional, a CAIXA Cultural recebe a primeira edição do Festival Afronta!, com uma programação de 18 filmes, entre curtas, médias e longas metragens, além de rodas de conversa.
A proposta é trazer uma reflexão sobre a diversidade racial no cinema, tanto nas telas quanto fora delas, com foco na cinematografia negra diaspórica. Um dos destaques é o documentário “Dahomey”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano e inédito para o público carioca.
📌Caixa Cultural | Rua do Passeio, 38 – Centro
📅 19/11 a 01/12
💵Gratuito
Samba da Dida
No Muhcab, vai rolar o tradicional Samba da Dida, com direito à muita música e várias atividades ao longo do Dia da Consciência Negra.
Além disso, uma feijoada caprichada nos temperos celebra a herança culinária afro-brasileira. O evento conta ainda com lançamento de livro, recreação infantil, baile charme e mais!
📌MUHCAB | Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
📅 20/11 | das 9h às 21h
💵Gratuito
Cortejo da Tia Ciata
Em homenagem a Tia Ciata, considerada por muitos uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca, haverá o tradicional cortejo no dia 20 de novembro.
O cortejo sairá do Centro de Artes Calouste Gulbenkian e fará o percurso pela Avenida Presidente Vargas, em torno do monumento de Zumbi dos Palmares.
📌Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Praça XI
📅 20/11 | a partir das 10h
💵Gratuito
Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
No CCBB, você pode aproveitar o Dia da Consciência Negra para visitar a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira.
A exposição traz obras de 62 artistas negros brasileiros, de diferentes períodos da produção artística no Brasil, desde o século 19 até os contemporâneos nascidos nos anos 2000.
📌CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
📅 Até 02/25 | das 9h às 20h
💵Gratuito