Corpus Christi é uma celebração religiosa que acontece sempre 60 dias após a Páscoa, tradicionalmente em uma quinta-feira de junho. Até este ano, a data era considerada ponto facultativo federal no Rio de Janeiro. Mas, a partir de 2026, ela será feriado em todo o Estado. Veja o que muda!
Rio de Janeiro é o primeiro estado a oficializar o feriado
A data de Corpus Christi era considerada apenas um ponto facultativo no Rio de Janeiro até então. No entanto, no último dia 30, a proposta de transformá-la em feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Nesta quinta, dia 23 de outubro, o governador Cláudio Castro sancionou a lei e, com isso, Corpus Christi entra oficialmente para o calendário de feriados do Estado do Rio de Janeiro.
Vale lembrar que, em outros lugares do Brasil, como São Paulo, a data já é feriado municipal. Porém, o Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a oficializar a celebração como feriado de alcance estadual.

O que muda com o feriado de Corpus Christi no Rio?
Sendo apenas um ponto facultativo federal, ficava a cargo de governos e prefeituras decidirem o que funciona ou não no dia.
Agora, como feriado estadual, o fechamento de empresas e comércios, por exemplo, passa a ser regra.
Além disso, de acordo com a lei, quem precisar trabalhar deverá receber pagamento dobrado ou folga compensatória.
Quando é o feriado de Corpus Christi?
Não existe uma data fixa para o feriado de Corpus Christi, já que a celebração católica acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa. No entanto, ela costuma cair tradicionalmente em junho, sempre em uma quinta-feira.
Então, seguindo o calendário oficial de 2026, o feriado de Corpus Christi do próximo ano será no dia 04 de junho.