Depois de cinco anos, o Arte Core retorna ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Flamengo. A nona edição do festival acontece neste fim de semana, com muita música, artes visuais e várias outras atrações. Leia mais aqui!
Arte Craft abre o festival na sexta, antes da programação oficial

Uma das novidades da edição 2026 é a Arte Craft, uma feira que estreia antes da programação oficial, na sexta-feira, a partir das 12h, na Varanda do MAM.
O espaço vai reunir artistas, coletivos, galerias, editoras e iniciativas independentes com foco em arte impressa.
Entre os expositores confirmados estão Kenner, Lithos Edição de Arte, Ponte Cultural, RJ Vandal & Casa Noz , Tu Tá no RJ e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Além disso, a feira também programa mesas com nomes como Pavilhão Maxwell Alexandre, Felipe Guga e Futuro Suburbano, entre outros.
Curadoria do Arte Core aposta em brasilidade diversa

Nas artes visuais, o festival aposta em artistas de diferentes regiões do país. Do Distrito Federal, passando por Ceará, Piauí, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, nomes como Amanda Nunes, Gugie Cavalcanti, Charles Lessa, Thaís Iroko, Robinho Santana e Gustavo Magalhães estão na programação.
De acordo com PH, responsável pela curadoria, a ideia foi buscar diferentes olhares para descentralizar o pensamento sobre o Brasil, criando um conceito multicultural, mais rico e diverso.
Oficinas, música e ativações culturais

Além de conferir as artes visuais, o público também poderá participar de oficinas de pintura de painel coletivo, grafite, colagem e desenho, conduzidas por artistas como Bruno Big, Igor Izy e Alberto Pereira.
Na programação musical, DJs se apresentam exclusivamente com discos de vinil. O rapper BNegão e o artista FBC também integram o line-up, com pocket show gratuito no domingo, a partir das 21h.
O coletivo Futuro Suburbano assina a curadoria do projeto Portas Abertas, que ocupará uma galeria com trabalhos de 36 artistas suburbanos, periféricos e de grupos historicamente minorizados.
Treze anos de Arte Core
Criado em 2013, o Arte Core ajudou a projetar nomes como Fefe Talavera, Maxwell Alexandre, Speto e Bruno Big ao longo de oito edições realizadas até 2021.
Em 2026, o festival retoma sua trajetória com o tempo como fio condutor, uma reflexão sobre o processo criativo diante da velocidade do consumo contemporâneo.
O festival acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar ingressos, que estarão disponíveis a partir das 11h do dia 25 de agosto. Para mais informações, visite o perfil oficial do evento.
Arte Core 2026
📍MAM Rio | Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Flamengo
📅29 e 30 de agosto
💵Entrada gratuita